Cuidado com as métricas de vaidade

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Quantificar a presença nas redes sociais apenas por números ao invés de conteúdo pode ser bem prejudicial para o seu negócio e por isso você deve tomar cuidado com as métricas de vaidade.

Interpretar números como alto engajamento nem sempre vai fazer o seu produto vender, mas ainda tem gente que não entende isso e prefere curtidas do que clientes.

Veja neste artigo informações úteis para você entender o porque deve ter cuidado com as métricas de vaidade.

O que são as métricas de vaidade?

Se você não faz ideia do que sejam elas, continue lendo este artigo.

Em tudo o que engloba a área de web analytics e marketing digital, elas se fazem muito presentes.

Essa métrica nada mais é do que a medição da quantidade e não da qualidade. Isto é, você mede o “poder” de um perfil em rede social com base na quantidade de likes ou seguidores que ela tem, porém nem sempre esse número é favorável para a empresa.

Vamos a um exemplo muito comum de se ver hoje em dia: com o crescimento de digital influencers, o que eles mais anseiam é ter mais e mais seguidores, chegando a alcançar milhões.

Para eles isso é ruim? Não, porque as marcas se interessam por esse tipo de influenciador, porém para as empresas que apostam em conteúdos patrocinados, o mais comum nesse meio, pode ser ruim, já que nem todos os milhões de seguidores comprarão ou se interessam por aquele produto específico.

Você deve estabelecer métricas de valor, não apenas métricas de vaidade. Então reforçamos: cuidado com as métricas de vaidade!

Pense em resultados reais, sem levar em consideração esses números astronômicos, que são pura ilusão.

Quais os cuidados com as métricas de vaidade que sua empresa realmente deve ter?

Entenda qual é o real posicionamento da sua empresa em relação ao mercado e concorrentes.

Não fique triste, caso você perceba que o seu público não é tão grande quanto o número de likes de uma página em rede social.

Você deve levar em consideração a solução que o seu produto dá para o cliente, como ele pode resolver o problema, como você pode aumentar o engajamento com clientes reais e não com perfis fakes ou que não interagem.

Quando você for desenvolver a sua estratégia de marketing digital, deve focar no comportamento do seu público-alvo ideal, para criar conteúdos que despertem o desejo dele e o induzam a dar o próximo passo em direção à oferta.

Você deve conduzí-lo dentro das etapas do funil até a conversão, o que exige empenho para alcançar resultados positivos. Lembre-se, ser popular não paga conta, conteúdo relevante sim.

Quais são as métricas de vaidade que podem atrapalhar suas estratégias?

  • Likes nas redes sociais

Como dissemos neste artigo, ter milhões de likes nem sempre importa.

O que isso quer dizer? Nada, já que qualquer seguidor pode ter dado like por causa de uma frase, de uma imagem, ou de qualquer outra coisa que tenha visto e se identificado.

Nem sempre o like vem por causa do conteúdo, pode ser que a mensagem seja irrelevante e não fará o cliente comprar algo.

  • Download de aplicativos

Lançar um aplicativo para a sua empresa pode ser uma ideia inovadora, caso você esteja entrando agora no mundo digital ou queira criar algo diferente.

Porém não se esqueça que mesmo sendo um aplicativo, ele deve ser interessante e facilitar a vida do cliente.

Muitos analisam apenas a métrica de número de downloads, mas se esquecem de verificar as taxas de desinstalação, pois isso é o que realmente dirá se o seu app é relevante ou não para o usuário.

Você saberá que está obtendo resultados positivos quando houver maior número de cadastros e baixas desinstalações e também maior uso de funções pagas por usuários.

  • Compartilhamentos

O compartilhamento de conteúdo é a oportunidade para levar tráfego para o seu site, mas mesmo assim, ainda é necessário captar a atenção dos clientes.

Deve nutrir o relacionamento e aumentar cada dia mais o engajamento com a sua empresa, fazendo ele chegar até o final do funil e finalizando a compra.

A Netflix tem um alto engajamento por causa de seus posts super divertidos e descontraídos. O público se identifica e interage com a empresa, aumentando a chance de contratação de assinaturas.

  • Seguidores

Essa métrica de vaidade é a mais comum, principalmente nas redes sociais.

Ter muitos seguidores é importante e interessante para as empresas, mas isso não está relacionado ao sucesso ou ao aumento de suas vendas.

Não se prenda a esse tipo de métrica, pois não vale a pena.

Como conquistar as métricas de valor que realmente trazem resultados?

Se o que você vende “não tem valor”, não vai ter estratégia alguma que mude a opinião do seu público (se você não fizer nada).

Porém, algo não atrativo pode mudar o lado, desde que a maneira que você vai divulgar ele seja bem trabalhada.

O produto possui algum diferencial? É novidade? Não existe no mercado? Você deve primeiro destacar os benefícios que ele pode oferecer para o cliente, e então, despertar o desejo nele.

Análise o seu negócio por completo, veja quais são as características do público-alvo ideal, defina a persona de cada perfil de cliente, crie estratégias certeiras para conquistar cada vez mais um público engajado, para então ofertar produtos que solucionem o problema do seu cliente.

Escolha uma métrica que realmente traga valor ao seu negócio.

Se você precisa de auxílio para definir suas estratégias, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Nós poderemos te ajudar a analisar os resultados que realmente importam, pois agora você já sabe quais sãos os cuidados com as métricas de vaidade que precisa ter ao investir em marketing digital para o seu negócio.

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